Cenário atual exige uma real orientação para o cliente e mercado e um olhar integrado da jornada de compra e consumo.
notícias - connect shopper
A Nova Era do Gerenciamento por Categoria, por Fátima Merlin
O Gerenciamento por Categoria surgiu em meados de 1990 como ferramenta estratégica para superar as grandes mudanças que vinham ocorrendo no ambiente competitivo do varejo.
Trata-se de um processo colaborativo entre indústria e varejo, baseado em um profundo conhecimento de consumidores e shoppers, para garantir a eficácia dos quatro Ps: produto, preço, promoção e prateleira (abastecimento e exposição).
Ou seja, ter à disposição o produto certo, na quantidade adequada, e no momento que o cliente target precisar, com as variações de preço que ele esteja disposto a pagar. Inclusive com promoções inteligentes e direcionadas ao público definido, comunicando e expondo corretamente para facilitar o processo de escolha, compra e decisão.
Com o “boom” das novas formas de se fazer varejo, seja no ambiente ON ou OFF – compre e retire, aplicativos (whatsapps), para citar algumas – novas adaptações estão sendo necessárias neste modelo de gestão.
O novo paradigma do momento é o Gerenciamento por Categoria (GC) numa configuração omnicanal. Embora os tradicionais oito passos do processo original (e conhecidos pelo mercado) ainda são válidos e se mantêm efetivos, adaptações foram realizadas para incorporar todos os benefícios diante da vasta disponibilidade de dados sobre comportamento de consumidores e shoppers, o que no passado era muito mais restrito.
Quer saber as três adaptações fundamentais para implementação do GC na contemporaneidade varejista? Acesse o artigo completo na Consumidor Moderno.
Fátima Merlin, fundadora e CEO da Connect Shopper.
Voltar para lista completa
Notícias recentes
Fátima Merlin explica para a SA+ como aprimorar o gerenciamento de categorias com o Código 2D
Nossa CEO, que em breve irá ministrar um curso sob...
leia maisEstá chegando o Smart Market ABRAS 2024
O evento, que em sua edição anterior contou com a ...
leia maisA Nova Era do Gerenciamento por Categoria, por Fátima Merlin
Cenário atual exige uma real orientação para o cli...
leia maisFATIMA MERLIN
Sócia-fundadora da Connect Shopper, Conselheira Consultiva Certificada, Mentora e Palestrante, é Master Business em Marketing, Economista, Especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de gerenciamento por categoria e shoppers insights, inteligência em marketing, para indústrias e varejos.
leia mais
CONNECT CONSULTING & MENTORING
Soluções personalizadas, com foco em resultados. Todos os canais: On & Off, Super, Farma, Matcon, entre outros.
CONNECT INTELLIGENCE & INSIGTHS
Análises Integradas. Conectar informações das mais variadas fontes e criar insigths para ações direcionadas.
CONNECT KNOWLEDGE & TRAINING
Treinamentos in-company, Workshops, Seminários, Cursos e Palestras e Mentorias.
CONNECT RESEARCH & NEUROMARKETING
Pesquisas Quali e Quanti, uso do Neuromarketing para diferentes necessidades: PDV, Consumidores e Shoppers e Produtos e Marcas.